A melhor época do ano chegou! E você, dono de drogaria ou farmácia, além de entrar no clima, pode dar um "up" nas vendas nesta época sazonal do ano. Para que você possa melhor aproveitar esse momento do ano, é preciso entrar no clima e deixar a farmácia pronta para atrair os consumidores. Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos nesse artigo dicas de como fazer a decoração de natal para farmácia e quais produtos você pode oferecer aos clientes nessa época do ano. Confira!
Como posso fazer a decoração de natal em minha farmácia?
O que mais vende na farmácia neste período?
Será que meu sistema está preparado para a demanda do final de ano?
Algumas pessoas podem se perguntar: "Isso é mesmo necessário?" Veja, a maioria dos consumidores já estão no “espírito natalino” e o ambiente faz toda a diferença para criar o clima de final de ano. Toda essa atmosfera desperta os sentimentos nas pessoas, o que fazem aumentar as chances da decisão de compra. Então é preciso que seu estabelecimento invista na decoração de natal para farmácia.
1. Como posso fazer a decoração de natal em minha farmácia?
Enfeites para decoração de natal para farmácia
Não precisa gastar muito! Pequenos detalhes já fazem toda a diferença na decoração de natal para farmácia e podem ser o seu diferencial da concorrência. Comece pela vitrine ou fachada da farmácia com figuras típicas dessa época, como:
Árvore de natal;
Laços e estrelas;
Sinos e anjinhos;
Bolas decorativas; e
Luzes coloridas (pisca-pisca).
Deste modo, certamente chamará a atenção das pessoas que estão passando pela rua, despertando a vontade e curiosidade para entrarem e olharem mais de perto a decoração de natal para farmácia, principalmente de crianças acompanhado de adultos.
Além disso, dentro da farmácia, no balcão de atendimento ou no caixa, você pode colocar pequenos elementos e adornos que vão fazer parte da decoração de natal para farmácia, como por exemplo:
Brinquedos natalinos;
Papei Noel;
Presépios;
Guirlandas;
Velas artesanais
É importante lembrar que no ambiente farmacêutico existem regras sanitárias, então nada de exageros na decoração de natal para farmácia. O simples já é suficiente para deixar sua farmácia elegante e atrativa para os consumidores.
2. O que mais vende na farmácia neste período?
Continuando nosso artigo, queremos lembrar que além da decoração de natal para farmácia, você deve pensar nos produtos que vão ganhar destaque. A grande maioria dos consumidores ainda não enxergam a farmácia como um local que vende produtos que podem ser presenteados.
Porém, a boa notícia é que você pode sim (e deve) mudar essa visão, através da exposição e divulgação dos produtos certos. Dependendo do mix que você trabalha na drogaria, existem itens de outras categorias que podem ser usadas como presentes natalinos.
Além do layout e decoração natalina, é importante treinar todos os colaboradores para que os mesmos apresentem essas opções disponíveis na farmácia. É uma ótima oportunidade para aumentar o ticket médio da farmácia.
Lembre-se que em dezembro começam as férias escolares, passeios em família, além dos feriados de natal e réveillon, por esse motivo as pessoas vão procurar por itens para se arrumarem para festas e compromissos. A farmácia pode apostar nas categorias de:
Maquiagem e Perfumaria
pincéis;
sombras
rímel;
blush;
perfumes;
loções.
Cuidados com o corpo
shampoo;
condicionador;
sabonetes líquidos;
cremes hidratantes;
esfoliantes.
Além disso, os produtos que mais vendem nesta época do ano são:
Analgésicos (dores no corpo, indisposição, dores musculares);
Antiácidos (azia, má digestão);
Fígado e Intestino (intestino preso, gases, diarreia);
Antialérgicos (alergia na pele ou respiratório); e
Protetores solares e hidratantes.
3. Será que meu sistema está preparado para a demanda do final de ano?
Faça um breve exercício de imaginação:
As pessoas estão com o dinheiro na mão, a euforia das festas de final de ano tomando conta, os consumidores sabem do seu diferencial, seus preços estão ótimos, sua farmácia está bem atraente e começa a ficar cheia de clientes, mas na hora de concretizar a venda seu sistema falha.
Frustrar o cliente, manchar a reputação da farmácia e ainda ter que ver o concorrente faturar mais é mesmo um pesadelo para qualquer dono de farmácia.
Se você não quer passar por isso, então além de se preocupar com a decoração de natal para farmácia, comece a verificar a situação do seu PDV (Ponto de Venda):
Como estão as condições dos equipamentos?
Todos os computadores estão funcionando corretamente?
Existe proteção contra quedas de energia (nobreak)?
Teclados e mouses estão em perfeito estado?
O leitor de código de barras está perfeito?
E o sistema que você utiliza, suporta várias vendas ao mesmo tempo? É fácil de fazer vendas?
Todos os colaboradores sabem mexer no sistema?
Todas essas questões são fundamentais para não travar as operações de vendas da sua farmácia em momento de pico de vendas no final de ano.
É preciso considerar também se será necessário mais colaboradores na farmácia. Com cada vez mais pessoas entrando e saindo da farmácia, talvez seja interessante contratar profissionais temporários, que vão ajudar na decoração de natal para farmácia e com o maior número de vendas.
Deste modo, as leis trabalhistas estão mais flexíveis nestes casos e permitem contração por contrato, isto é, sem a necessidade de assinar carteira de trabalho sob regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Isso permite menos custos para a farmácia e mais oportunidades de empregos, e caso o profissional se destaque você pode efetivá-lo futuramente.
Mediante aos fatos expostos, podemos concluir que as festas de final de ano trazem ótimas oportunidades de vendas para o varejo em geral, sendo que as farmácias e drogarias também podem aproveitar esse momento. Mas para isso é necessário entrar no clima e despertar a atenção dos consumidores através da decoração de natal para farmácia.
Comments